Social Icons

6 de jun de 2012

Alimentação divertida


Quando você coloca na mesa refrigerante, achocolatado, biscoito recheado ou bolo de chocolate seu filho come tudo e pede bis? Porém, se ao invés disso forem vegetais e legumes como cenoura, tomate ou alface é um “Deus nos acuda”? Ele bate o pé e não há quem o faça comer um pedacinho que seja de uma beterraba?
Está na hora de aprender alguns truques - simples e infalíveis - que irão fazer o seu “pimpolho” aprender a gostar de verduras e legumes tanto quanto das deliciosas guloseimas.

Dicas divertidas e nutritivas
1ª - Para começar, a estratégia começa no preparo da mesa. Utilize uma toalha bonita e colorida e objetos que chamem a atenção da criança, como um pratinho infantil com figuras divertidas e um copinho com biquinhos diferentes ou de algum super-herói.

2ª - Chame seus filhos para ajudar na confecção dos pratos, mas lembre-se que é fundamental adotar certas medidas de segurança na cozinha.

3º - Alimentos coloridos incentivam o paladar dos baixinhos pelos olhos. Usando a imaginação você pode fazer desenhos e carinhas com os alimentos e assim, chamar a atenção do seu filho.

Uma refeição trivial - arroz, feijão, bife e salada - fica mais atraente se você cortar a carne em um formato redondo e usá-la para fazer a barriga de um palhaço gorducho. Em cima da barriga, coloque um pouco de arroz e feijão. Para fazer a cabeça do palhaço, use tomate, um pedacinho de azeitona como nariz e mini-cenouras no lugar de pés. Uma folha de alface crespa compõe a cabeleira. Nessa criação, também é possível substituir o arroz por purê de batata e a carne pode ser trocada por um filé de frango.

Se o prato do dia for macarrão espaguete, use a massa como cabelo. Uma fatia de tomate cortada em forma de meia lua vira a boca. Faça o corpinho com vegetais compridos, como cenoura, chuchu ou abobrinha. Olhos e nariz ficam muito bacanas quando confeccionados com beterraba cozida, pepino ou azeitona.

Você também pode cozinhar legumes junto com o arroz para que ele fique colorido e, claro, chamativo. Ou dica legal, é contar histórinhas para seu filho enquanto ele come, como: o coelho Pernalonga que come cenoura, o Popeyei que como espinafre... isso também ajuda a criança a ter mais interesse pelo alimento.

Fonte:retirado do site Dicas de Nutrição- Escrito pela Nutricionista Francielle Arruda Rampelotti.

Dica da Nutricionista do Nutrição em Ação: Lembre-se: A criança deve sempre ser estimulada a provar os alimentos..as rejeições iniciais são comum, mas mães não desista..Levá-los para cozinha é uma ótima idéia!
 

Sample text

Curta minha Fun Page no FACEBOOK: NUTRIÇÃO EM AÇÃO // CURTIR //

Sample Text

Sample Text

- Nutrição na Gravidez, Pós-parto e Infantil
- Nutrição Clínica
- Nutrição Estética e Reeducação Alimentar
- Nutrição Esportiva